sábado, 9 de maio de 2015

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

EDUCAÇAO A DISTANCIA UM CAMINHO!




 MATRIZ CURRICULAR



DISCIPLINAS (1º SEMESTRE)
CARGA HORÁRIA
Total
CARGA HORÁRIA
Teórica
CARGA HORÁRIA
Prática
CRÉDITOS
Leitura e Produção de texto
80
80
---
04
Metodologia da Produção Científica
80
80
---
04
Tecnologia e Intermídia.
80
80
---
04
História da Educação brasileira
80
80
---
04
Organização dos Sistemas Educacionais
80
80
---
04
TOTAL
400
400
---
20

DISCIPLINAS (2º SEMESTRE)
CARGA HORÁRIA
Total
CARGA HORÁRIA
Teórica
CARGA HORÁRIA
Prática
CRÉDITOS
Libras
80
80
---
04
Filosofia da Educação
80
80
---
04
Psicologia da Educação
80
80
---
04
Estatística Aplicada à Educação
80
40
40
04
Fundamentos e Métodos da Educação Infantil
80
40
40
04
Projeto Arte e Educação: O Papel do brincar
80
20
60
04
TOTAL
440
340
140
24

DISCIPLINAS (3º SEMESTRE)
CARGA HORÁRIA
Total
CARGA HORÁRIA
Teórica
CARGA HORÁRIA
Prática
CRÉDITOS
Etnicidade e Multiculturalismo
40
40
---
02
Didática
80
80
---
04
Sociologia da Educação
80
80
---
04
Currículos e Programas
80
40
40
04
Pesquisa e Prática Pedagógica I: Na formação do educador
80
40
40
04
Projeto integrador: Cultura Afro-brasileira e Relações Raciais
80
20
60
04
TOTAL
440
300
140
22


DISCIPLINAS (4º SEMESTRE)
CARGA HORÁRIA
Total
CARGA HORÁRIA
Teórica
CARGA HORÁRIA
Prática
CRÉDITOS
Política Educacional
80
80
---
04
Multimídia e Intermídia
80
40
40-
04
Ética e Educação
60
40
20
03
Metodologia da Alfabetização e letramento
80
60
20
04
Fundamentos e Métodos da Educação de Portadores de Necessidades Especiais
80
60
20
04
Estágio em educação Infantil
120
20
100
-

TOTAL
500
320
200
19


DISCIPLINAS (5º SEMESTRE)
CARGA HORÁRIA
Total
CARGA HORÁRIA
Teórica
CARGA HORÁRIA
Prática
CRÉDITOS
Metodologia do Ensino de História
80
40
40
04
Metodologia do Ensino da Matemática
80
40
40
04
Metodologia do Ensino de Português
80
40
40
04
Metodologia do Ensino de Geografia
80
40
40
04
Metodologia das Ciências Naturais

80
40
40
---
Projeto Integrador: Semeando o trabalho docente
80
20
60
04
Total
480
220
260
20

DISCIPLINAS (6º SEMESTRE)
CARGA HORÁRIA
Total
CARGA HORÁRIA
Teórica
CARGA HORÁRIA
Prática
CRÉDITOS
Fundamentos e Métodos da Educação de Jovens e Adultos
80
60
20
04
Fundamentos da Psicopedagogia
80
40
---
04
Estágio em Ensino Fundamental
120
20
100
-
Educação Inclusiva: perspectivas sociais e culturais
40
40
---
02
Educação Indígena
40
40
---
02
Pesquisa e Prática Pedagógica II – Educação de Jovens e Adultos
80
40
40
02
Projeto Integrador: Intervenções Pedagógicas: Atendendo alunos com Necessidades Especiais (Simpósio Educação Especial)
80
20
60
04
TOTAL
520
320
220
18


DISCIPLINAS (7º SEMESTRE)
CARGA HORÁRIA
Total
CARGA HORÁRIA
Teórica
CARGA HORÁRIA
Prática
Carga horária semanal
Seminário de Pesquisa: Construção do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso –TCC
80
20
60
02
Fundamentos Teóricos Metodológicos de Gestão Educacional
80
40
---
04
Educação, Meio Ambiente e Ecologia
40
40
------
02
Organização do trabalho Pedagógico
80
80
---
04
Educação à Distância
40
40
---
02
Estágio em Educação Especial
120
20
100
-
Total
440
240
160
12






DISCIPLINAS (8º SEMESTRE)
CARGA HORÁRIA
Total
CARGA HORÁRIA
Teórica
CARGA HORÁRIA
Prática
CRÉDITOS
Disciplina Optativa I
60
60
---
03
Disciplina Optativa II
60
60
---
03
Trabalho de Conclusão de Curso
100
40
60
05
Avaliação Institucional e da Aprendizagem
80
80
--
04
Pedagogia em Instituições não escolares
80
20
60
04
Total
380
260
120
19
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO – QUADRO RESUMO
COMPONENTES CURRICULARES
CARGA HORÁRIA EM HORA/AULA
CARGA HORÁRIA EM HORA RELÓGIO
Componentes Curriculares
3240
2.700
Atividades Complementares
240
    200
Estágio Supervisionado
360
    300
Carga Horária Total do Curso
3.200










O QUE É O CURSO DE PEDAGOGIA?

O Curso de Pedagogia Licenciatura destina-se a formação de professores para exercer funções do magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimento pedagógicos. 

OBJETIVOS DO CURSO

Otimizar o desenvolvimento, aperfeiçoamento e envolvimento do aluno nas questões atinentes à teoria e à prática pedagógica, à docência, habilitando-o para o exercício responsável e ético da profissão de Pedagogo;
Possibilitar formação de Pedagogos, através de subsídios teórico-metodológicos, mediante a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, articuladas por meio dos estágios, capacitando-o para o exercício consciente de uma prática educativa comprometida com a transformação social, incentivando a formação de profissionais éticos e conscientes da importância de sua atuação no âmbito interno e externo das escolas;
Promover a formação de Pedagogos com autonomia intelectual para o exercício consciente de uma prática educativa comprometida com a ética e a transformação social, melhoria das condições sociais e educacionais no âmbito interno e externo das escolas.

MISSÃO DO CURSO
Proporcionar o acesso ao conhecimento de modo crítico, promovendo a educação emancipatória de indivíduos autônomos capazes de conhecer, dirigir, e avaliar suas próprias ações e de intervir eticamente em todas as situações de sua vida. Tendo como resultado do processo de formação, um profissional capaz de prestar serviços as mais diversas populações, inspirados nestes mesmos valor

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR


Sua estrutura curricular apresenta-se em oito períodos letivos, oferecendo ao licenciado em Pedagogia um cabedal de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionado no exercício da profissão fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética
A Escola Superior Madre Celeste propõe um desenho curricular que organiza atividades e experiências planejadas e orientadas de modo a possibilitar aos alunos a construção da trajetória de sua formação pedagógica, permitindo que possam co-participar da construção de seu percurso de profissionalização na área da Educação, com uma sólida formação humanista, além de estimular práticas de estudos independentes com vistas a uma progressiva autonomia intelectual e profissional.
Além das práticas desenvolvidas no cotidiano da sala de aula, disciplinas práticas são contempladas e realizadas em diversos cenários/ambientes de aprendizagem a serem criados.

2 comentários: