MATRIZ CURRICULAR
DISCIPLINAS (1º SEMESTRE)
|
CARGA HORÁRIA
Total
|
CARGA HORÁRIA
Teórica
|
CARGA HORÁRIA
Prática
|
CRÉDITOS
|
||
Leitura e Produção de texto
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
Metodologia da Produção Científica
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
Tecnologia e Intermídia.
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
História
da Educação brasileira
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
Organização
dos Sistemas Educacionais
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
TOTAL
|
400
|
400
|
---
|
20
|
||
DISCIPLINAS (2º SEMESTRE)
|
CARGA HORÁRIA
Total
|
CARGA HORÁRIA
Teórica
|
CARGA HORÁRIA
Prática
|
CRÉDITOS
|
||
Libras
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
Filosofia da Educação
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
Psicologia da Educação
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
Estatística
Aplicada à Educação
|
80
|
40
|
40
|
04
|
||
Fundamentos e Métodos da Educação Infantil
|
80
|
40
|
40
|
04
|
||
Projeto
Arte e Educação: O Papel do brincar
|
80
|
20
|
60
|
04
|
||
TOTAL
|
440
|
340
|
140
|
24
|
||
DISCIPLINAS (3º SEMESTRE)
|
CARGA HORÁRIA
Total
|
CARGA HORÁRIA
Teórica
|
CARGA HORÁRIA
Prática
|
CRÉDITOS
|
||
Etnicidade e Multiculturalismo
|
40
|
40
|
---
|
02
|
||
Didática
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
Sociologia
da Educação
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
Currículos
e Programas
|
80
|
40
|
40
|
04
|
||
Pesquisa
e Prática Pedagógica I: Na formação do educador
|
80
|
40
|
40
|
04
|
||
Projeto
integrador: Cultura Afro-brasileira e Relações Raciais
|
80
|
20
|
60
|
04
|
||
TOTAL
|
440
|
300
|
140
|
22
|
||
DISCIPLINAS (4º SEMESTRE)
|
CARGA HORÁRIA
Total
|
CARGA HORÁRIA
Teórica
|
CARGA HORÁRIA
Prática
|
CRÉDITOS
|
||
Política Educacional
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
Multimídia e Intermídia
|
80
|
40
|
40-
|
04
|
||
Ética e
Educação
|
60
|
40
|
20
|
03
|
||
Metodologia
da Alfabetização e letramento
|
80
|
60
|
20
|
04
|
||
Fundamentos
e Métodos da Educação de Portadores de Necessidades Especiais
|
80
|
60
|
20
|
04
|
||
Estágio
em educação Infantil
|
120
|
20
|
100
|
-
|
||
TOTAL
|
500
|
320
|
200
|
19
|
||
DISCIPLINAS (5º SEMESTRE)
|
CARGA HORÁRIA
Total
|
CARGA HORÁRIA
Teórica
|
CARGA HORÁRIA
Prática
|
CRÉDITOS
|
||
Metodologia
do Ensino de História
|
80
|
40
|
40
|
04
|
||
Metodologia
do Ensino da Matemática
|
80
|
40
|
40
|
04
|
||
Metodologia
do Ensino de Português
|
80
|
40
|
40
|
04
|
||
Metodologia
do Ensino de Geografia
|
80
|
40
|
40
|
04
|
||
Metodologia
das Ciências Naturais
|
80
|
40
|
40
|
---
|
||
Projeto
Integrador: Semeando o trabalho docente
|
80
|
20
|
60
|
04
|
||
Total
|
480
|
220
|
260
|
20
|
||
DISCIPLINAS (6º SEMESTRE)
|
CARGA HORÁRIA
Total
|
CARGA HORÁRIA
Teórica
|
CARGA HORÁRIA
Prática
|
CRÉDITOS
|
||
Fundamentos
e Métodos da Educação de Jovens e Adultos
|
80
|
60
|
20
|
04
|
||
Fundamentos
da Psicopedagogia
|
80
|
40
|
---
|
04
|
||
Estágio
em Ensino Fundamental
|
120
|
20
|
100
|
-
|
||
Educação
Inclusiva: perspectivas sociais e culturais
|
40
|
40
|
---
|
02
|
||
Educação
Indígena
|
40
|
40
|
---
|
02
|
||
Pesquisa
e Prática Pedagógica II – Educação de Jovens e Adultos
|
80
|
40
|
40
|
02
|
||
Projeto Integrador: Intervenções Pedagógicas:
Atendendo alunos com Necessidades Especiais (Simpósio Educação Especial)
|
80
|
20
|
60
|
04
|
||
TOTAL
|
520
|
320
|
220
|
18
|
||
DISCIPLINAS (7º SEMESTRE)
|
CARGA HORÁRIA
Total
|
CARGA HORÁRIA
Teórica
|
CARGA HORÁRIA
Prática
|
Carga horária semanal
|
||
Seminário de Pesquisa: Construção do Projeto
do Trabalho de Conclusão de Curso –TCC
|
80
|
20
|
60
|
02
|
||
Fundamentos Teóricos Metodológicos de Gestão
Educacional
|
80
|
40
|
---
|
04
|
||
Educação,
Meio Ambiente e Ecologia
|
40
|
40
|
------
|
02
|
||
Organização
do trabalho Pedagógico
|
80
|
80
|
---
|
04
|
||
Educação
à Distância
|
40
|
40
|
---
|
02
|
||
Estágio
em Educação Especial
|
120
|
20
|
100
|
-
|
||
Total
|
440
|
240
|
160
|
12
|
||
DISCIPLINAS (8º SEMESTRE)
|
CARGA HORÁRIA
Total
|
CARGA HORÁRIA
Teórica
|
CARGA HORÁRIA
Prática
|
CRÉDITOS
|
||
Disciplina
Optativa I
|
60
|
60
|
---
|
03
|
||
Disciplina
Optativa II
|
60
|
60
|
---
|
03
|
||
Trabalho
de Conclusão de Curso
|
100
|
40
|
60
|
05
|
||
Avaliação
Institucional e da Aprendizagem
|
80
|
80
|
--
|
04
|
||
Pedagogia
em Instituições não escolares
|
80
|
20
|
60
|
04
|
||
Total
|
380
|
260
|
120
|
19
|
||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO – QUADRO RESUMO
|
||||||
COMPONENTES CURRICULARES
|
CARGA
HORÁRIA EM HORA/AULA
|
CARGA HORÁRIA EM HORA RELÓGIO
|
||||
Componentes
Curriculares
|
3240
|
2.700
|
||||
Atividades
Complementares
|
240
|
200
|
||||
Estágio
Supervisionado
|
360
|
300
|
||||
Carga
Horária Total do Curso
|
3.200
|
|||||
O QUE É O CURSO DE PEDAGOGIA?
O Curso de Pedagogia
Licenciatura destina-se a formação de professores para exercer funções do
magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos
cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área
de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos
conhecimento pedagógicos.
OBJETIVOS DO CURSO
Otimizar o desenvolvimento, aperfeiçoamento e envolvimento do
aluno nas questões atinentes à teoria e à prática pedagógica, à docência, habilitando-o
para o exercício responsável e ético da profissão de Pedagogo;
Possibilitar formação de Pedagogos, através de subsídios
teórico-metodológicos, mediante a realização de atividades de ensino, pesquisa
e extensão, articuladas por meio dos estágios, capacitando-o para o exercício
consciente de uma prática educativa comprometida com a transformação social,
incentivando a formação de profissionais éticos e conscientes da importância de
sua atuação no âmbito interno e externo das escolas;
Promover a formação de Pedagogos com autonomia intelectual para o
exercício consciente de uma prática educativa comprometida com a ética e a
transformação social, melhoria das condições sociais e educacionais no âmbito
interno e externo das escolas.
MISSÃO DO CURSO
Proporcionar
o acesso ao conhecimento de modo crítico, promovendo a educação emancipatória
de indivíduos autônomos capazes de conhecer, dirigir, e avaliar suas próprias
ações e de intervir eticamente em todas as situações de sua vida. Tendo como
resultado do processo de formação, um profissional capaz de prestar serviços as
mais diversas populações, inspirados nestes mesmos valor
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Sua estrutura
curricular apresenta-se em oito períodos letivos, oferecendo ao licenciado em
Pedagogia um cabedal de informações e habilidades composto por pluralidade de
conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionado no
exercício da profissão fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade,
contextualização, democratização pertinência e relevância social, ética e
sensibilidade afetiva e estética
A Escola
Superior Madre Celeste propõe um desenho curricular que organiza atividades e
experiências planejadas e orientadas de modo a possibilitar aos alunos a
construção da trajetória de sua formação pedagógica, permitindo que possam
co-participar da construção de seu percurso de profissionalização na área da
Educação, com uma sólida formação humanista, além de estimular práticas de
estudos independentes com vistas a uma progressiva autonomia intelectual e
profissional.
Além das
práticas desenvolvidas no cotidiano da sala de aula, disciplinas práticas são
contempladas e realizadas em diversos cenários/ambientes de aprendizagem a
serem criados.
Parabéns pelo conteúdo do site.
ResponderExcluirParabéns pelo conteúdo do site.
ResponderExcluir