MATRIZ CURRICULAR
1º
Período
|
|||||
Componentes
Curriculares
|
Carga
Horária Semanal
|
||||
Carga
Horária Teórica
|
Prática
de Laboratório
|
Ensino
Clínico
|
|||
Anatomia Humana
|
03
|
02
|
00
|
||
Embriologia e
Genética
|
02
|
01
|
00
|
||
Citologia e
Histologia
|
02
|
01
|
00
|
||
História da
Enfermagem
|
03
|
00
|
00
|
||
Introdução à
Metodologia Científica
|
02
|
00
|
00
|
||
Abordagem
Antropológica de Saúde e Doença
|
02
|
00
|
00
|
||
Português
Instrumental
|
02
|
00
|
00
|
||
Total
do Semestre
|
16
|
04
|
00
|
||
2º
Período
|
|||||
Componentes
Curriculares
|
Carga
Horária Semanal
|
||||
Carga
Horária Teórica
|
Prática
de Laboratório
|
Ensino
Clínico
|
|||
Microbiologia
|
02
|
01
|
00
|
||
Imunologia
|
02
|
01
|
00
|
||
Fisiologia Humana
|
03
|
02
|
00
|
||
Abordagem
Sociológica de Saúde e Doença
|
02
|
00
|
00
|
||
Biofísica
|
02
|
00
|
00
|
||
Parasitologia
|
02
|
01
|
00
|
||
Bioquímica
|
02
|
01
|
00
|
||
Total
do Semestre
|
15
|
06
|
00
|
||
3º
Período
|
|||||
Componentes
Curriculares
|
Carga
Horária Semanal
|
||||
Carga
Horária Teórica
|
Prática
de Laboratório
|
Ensino
Clínico
|
|||
Farmacologia
|
02
|
02
|
00
|
||
Processos
Patológicos
|
02
|
02
|
00
|
||
Semiologia
|
03
|
02
|
00
|
||
Psicologia
Aplicada à Saúde
|
02
|
00
|
00
|
||
Bioestatística
|
03
|
00
|
00
|
||
Epidemiologia
|
03
|
00
|
00
|
||
Saúde e Educação
Ambiental
|
02
|
00
|
00
|
||
Total
do Semestre
|
17
|
06
|
00
|
||
4º
Período
|
|||||
Componentes
Curriculares
|
Carga
Horária Semanal
|
||||
Carga
Horária Teórica
|
Prática
de Laboratório
|
Ensino
Clínico
|
|||
Nutrição e
Dietética Aplicada ao Processo de Cuidar
|
02
|
00
|
00
|
||
Bioética, Ética
Profissional e Direitos Humanos
|
02
|
00
|
00
|
||
Enfermagem e o
Sistema Único de Saúde
|
03
|
00
|
00
|
||
Enfermagem em
Saúde Coletiva
|
03
|
00
|
00
|
||
Processo de
Enfermagem
|
03
|
00
|
00
|
||
Educação e
Didática em Enfermagem
|
02
|
00
|
00
|
||
Semiotécnica
|
03
|
03
|
00
|
||
Total
do Semestre
|
18
|
03
|
00
|
||
5º
Período
|
|||||
Componentes
Curriculares
|
Carga
Horária Semanal
|
||||
Carga
Horária Teórica
|
Prática
de Laboratório
|
Ensino
Clínico
|
|||
Políticas
Públicas de Saúde na Amazônia
|
02
|
00
|
00
|
||
Assistência de
Enfermagem à Saúde do Adulto e do Idoso
|
03
|
00
|
02
|
||
Enfermagem na
Atenção às Doenças Endêmicas da Amazônia
|
02
|
00
|
01
|
||
Enfermagem em
Saúde Mental e Psiquiátrica
|
03
|
00
|
01
|
||
Saúde do
Trabalhador e Biossegurança
|
03
|
00
|
00
|
||
Sistemas de
Informação em Saúde
|
03
|
00
|
00
|
||
Cultura Afro-Brasileira e Relações Étnico-Raciais
|
02
|
00
|
00
|
||
Total
do Semestre
|
18
|
0000
|
04
|
||
6º
Período
|
|||||
Componentes
Curriculares
|
Carga
Horária Semanal
|
||||
Carga
Horária Teórica
|
Prática
de Laboratório
|
Ensino
Clínico
|
|||
Enfermagem na
Atenção à Saúde da Mulher
|
04
|
00
|
03
|
||
Enfermagem na
Atenção à Saúde da Criança e Adolescente
|
04
|
00
|
03
|
||
Enfermagem na
Atenção ao Recém Nascido
|
03
|
00
|
01
|
||
Enfermagem na
Atenção à Saúde Indígena
|
03
|
00
|
01
|
||
Optativa I
|
02
|
00
|
00
|
||
Total
do Semestre
|
16
|
00
|
08
|
||
7º
Período
|
|||||
Componentes
Curriculares
|
Carga
Horária Semanal
|
||||
Carga
Horária Teórica
|
Prática
de Laboratório
|
Ensino
Clínico
|
|||
Enfermagem em
Terapia Intensiva Adulto
|
03
|
01
|
02
|
||
Enfermagem em
Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal
|
03
|
01
|
02
|
||
Assistência de
Enfermagem em Urgência e Emergência
|
03
|
01
|
02
|
||
Enfermagem
Cirúrgica e Central de Material Esterilizado
|
03
|
00
|
01
|
||
Total
do Semestre
|
12
|
03
|
07
|
||
8º
Período
|
|||||
Componentes
Curriculares
|
Carga
Horária Semanal
|
||||
Carga
Horária Teórica
|
Prática
de Laboratório
|
Ensino
Clínico
|
|||
Metodologia da
Pesquisa Científica
|
03
|
00
|
00
|
||
Praticas
Educativas em Saúde e Meio Ambiente na Amazônia
|
03
|
00
|
00
|
||
Administração e
Gerenciamento da Enfermagem na Atenção Básica
|
02
|
00
|
02
|
||
Administração e
Gerenciamento da Enfermagem na Atenção Hospitalar
|
02
|
00
|
02
|
||
Assistência de
Enfermagem na Saúde da Família e Comunidade
|
02
|
02
|
00
|
||
Optativa II
|
02
|
00
|
00
|
||
Optativa III
|
02
|
00
|
00
|
||
Total
do Semestre
|
16
|
02
|
04
|
O QUE É O CURSO?
O
Curso de Enfermagem da ESMAC foi concebido com o compromisso de propiciar uma
formação que atenda às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema
Único de Saúde (SUS) e que assegure a integralidade da atenção e a qualidade e humanização
do atendimento. Apresenta-se de acordo com as necessidades sociais da Região.
Permite a interiorização e a fixação de profissionais, incluindo compromisso
com a educação permanente dos docentes e dos profissionais dos serviços de
saúde em coerência com a construção do SUS.
Nesse
sentido, pretende qualificar enfermeiros (as) frente aos princípios, diretrizes
e práticas do Sistema Único de Saúde, por meio da compreensão das relações de
trabalho em saúde e sociedade, visando o aprimoramento da dinâmica de gestão, a
qualificação dos processos de cuidar, e a proposição de projetos de intervenção
a partir do reconhecimento de diferentes demandas, sustentados por evidências
científicas.
OBJETIVO DO CURSO
O
Curso de Bacharelado em Enfermagem da Escola Superior Madre Celeste -
ESMAC, propõe como objetivo proporcionar uma formação técnico-científica,
sócio-político-cultural ao futuro enfermeiro para que este possa como
profissional qualificado interagir e intervir comprometidamente nas situações
vivenciadas, incluindo problemas/situações de saúde-doença, envolvendo
indivíduos, famílias e comunidades.
MISSÃO DO CURSO
Prestar assistência sistematizada de
enfermagem individual e coletiva, mediante ações integradas de promoção,
proteção, recuperação e reabilitação da saúde em todas as fases do ciclo vital
e do processo saúde-doença;
Desenvolver de forma integrada ações educativas,
administrativas e de pesquisa no processo assistencial;
Analisar criticamente o seu papel como
cidadão e profissional na realidade brasileira;
Administrar corretamente a medicação e/ou
vacinas, reconhecendo a sua indicação e efeitos colaterais, de acordo com a
prescrição médica e/ou como Protocolo dos Programas Nacionais de Saúde Pública;
Oferecer cuidados especializados de
enfermagem a diferentes grupos populacionais;
Compreender as políticas sociais, em
particular as políticas de saúde e sua interface com as práticas de enfermagem.
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