1º Semestre
|
|||
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
||
Total
|
Teórica
|
Prática
|
|
Comunicação e Expressão Empresarial
|
80
|
60
|
20
|
Contabilidade Geral
|
80
|
40
|
40
|
Metodologia da Pesq. e do Trab. Cient
|
80
|
60
|
20
|
Teoria Geral da Administração 1
|
80
|
80
|
-
|
Matemática Financeira 1
|
80
|
60
|
20
|
Total
|
400
|
300
|
100
|
2º Semestre
|
|||
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
||
Total
|
Teórica
|
Prática
|
|
Matemática Financeira 2
|
80
|
60
|
20
|
Economia
|
80
|
80
|
-
|
Introdução ao Direito
|
80
|
80
|
-
|
Teoria Geral da Administração 2
|
80
|
80
|
-
|
Sociologia
|
80
|
80
|
-
|
Total
|
400
|
380
|
20
|
3º Semestre
|
|||
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
||
Total
|
Teórica
|
Prática
|
|
Filosofia e Ética Organizacional
|
80
|
80
|
-
|
Psicologia Organizacional
|
80
|
80
|
-
|
Administração da Produção 1
|
80
|
60
|
20
|
Estatística
|
80
|
40
|
40
|
Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos
|
80
|
80
|
-
|
Total
|
400
|
340
|
60
|
4º Semestre
|
|||
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
||
Total
|
Teórica
|
Prática
|
|
Gestão Com Pessoas
|
80
|
80
|
-
|
Marketing de Negócios
|
80
|
60
|
20
|
Legislação Tributária, Trabalhista e Previdenciária
|
80
|
80
|
-
|
Análises das Demonstrações Financeiras
|
80
|
60
|
20
|
Administração da Produção 2
|
80
|
60
|
20
|
Total
|
400
|
340
|
60
|
5º Semestre
|
|||
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
||
Total
|
Teórica
|
Prática
|
|
Gestão de Processos e Modelagem Organizacional
|
80
|
80
|
-
|
Economia Estratégica e Competitividade
|
80
|
60
|
20
|
Logística 1
|
80
|
80
|
-
|
Gestão do Conhecimento e de Competências
|
80
|
80
|
-
|
Administração Financeira e Orçamentária
|
80
|
60
|
20
|
Total
|
400
|
360
|
40
|
6º Semestre
|
|||
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
||
Total
|
Teórica
|
Prática
|
|
Marketing de Serviços
|
80
|
80
|
-
|
Fundamentos do Empreendedorismo
|
80
|
80
|
-
|
Gestão de Negócios Amazônicos - Politicas de Desenv.
Regional
|
80
|
60
|
20
|
Gestão de Sistemas de Informação e Negócios na Internet
|
80
|
80
|
-
|
Gestão de Custos e Formação de Preços
|
40
|
20
|
20
|
Logística 2
|
40
|
40
|
-
|
Total
|
400
|
360
|
40
|
7º Semestre
|
|||
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
||
Total
|
Teórica
|
Prática
|
|
Elaboração de Projetos Empresariais
|
80
|
60
|
20
|
Planejamento Estratégico
|
80
|
60
|
20
|
Trabalho de Conclusão de Curso 1
|
40
|
20
|
20
|
Disciplina Optativa 1
|
40
|
40
|
-
|
Gestão de Organizações Públicas e Sociais
|
80
|
80
|
-
|
Temas Emergentes em Administração
|
40
|
40
|
-
|
Estágio Curricular Supervisionado em Administração I
|
150
|
40
|
110
|
Total
|
510
|
340
|
170
|
8º Semestre
|
|||
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
||
Total
|
Teórica
|
Prática
|
|
Trabalho de Conclusão de Curso 2
|
40
|
20
|
20
|
Planejamento Tributário
|
40
|
40
|
-
|
Jogos de Empresas
|
80
|
40
|
40
|
Comércio Internacional
|
80
|
80
|
-
|
Disciplina Optativa 2
|
40
|
40
|
-
|
Administração e Meio Ambiente
|
40
|
40
|
-
|
Estágio Curricular Supervisionado em Administração I
|
150
|
40
|
110
|
Total
|
470
|
300
|
170
|
Carga Horária Geral em Hora Aula
|
|
Dimensões do Currículo
|
Carga Horária em Hora Aula
|
Conteúdos Curric. De Natureza Cient.Cultural
|
3080
|
Conteúdos Optativos (já incluso nos conteúdos
curriculares)
|
|
Estágio Supervisionado
|
300
|
Atividades Acad.Cient.Cultural - Atv. Complem.(+ 60h)
|
220
|
Total
|
3600
|
COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS
Os discentes terão a possibilidade de optar por temáticas que possam
enriquecer a sua formação e atender as necessidades do mercado de trabalho no
seu período histórico. Neste sentido, está apresentada, no quadro a seguir a
relação dos componentes curriculares – temas – que os acadêmicos poderão
selecionar como optativos.
Disciplinas Optativas
|
|||
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
||
Total
|
Teórica
|
Prática
|
|
Inglês Instrumental
I
|
40
|
40
|
-
|
Inglês Instrumental
II
|
40
|
40
|
-
|
Espanhol I
|
40
|
40
|
-
|
Espanhol II
|
40
|
40
|
-
|
Marketing Cultural
|
40
|
40
|
-
|
Inteligência
Competitiva
|
40
|
40
|
-
|
Relações Sindicais
e de Trabalho
|
40
|
40
|
-
|
Qualidade na
Gestão Empresarial
|
40
|
40
|
-
|
Gestão de
Cooperativas de Negócios
|
40
|
40
|
-
|
O QUE É O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO?
O futuro profissional de Administração irá atuar em diferentes áreas, desempenhando papéis os mais diferenciados, como gerente, chefe, diretor, assessor, conselheiro ou consultor, executor de tarefas especiais, formulador de políticas, planejador, coordenador de programas e avaliador de resultados.
O perfil deste profissional, que terá seu trabalho concentrado principalmente na área de processo decisório das organizações, o caracteriza como uma pessoa a ser preparada para assumir os diversos níveis de responsabilidade diretiva, principalmente como um Empreendedor , um construtor de negócios, com habilidades e atitudes para apostar em inovações administrativo-gerenciais e em novos modelos de empreendimentos.
OBJETIVOS DO CURSO
O
Curso de Graduação em Administração da Escola Superior Madre Celeste tem por
objetivo geral formar
bacharéis qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação
geral, fundamentada em três pilares, quais sejam: desenvolvimento
social, econômico e territorial; sustentabilidade em suas diversas facetas; e
ética e compromisso com a cidadania.
Além da formação mais tradicional no âmbito dos
estudos de graduação, a Escola Superior Madre Celeste propõe uma ênfase
direcionada ao estudo da reconfiguração das relações entre Estado, mercado e
sociedade, tendo como objetivo fornecer aos futuros bacharéis em Administração,
os elementos necessários para a compreensão e a atuação efetiva nas demandas do
Terceiro Setor.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
O desempenho das atividades inerentes
à área de atuação em Administração exige uma formação com capacitação
profissional que integre conhecimentos técnico-científicos das áreas de
administração, de marketing, de finanças, de recursos humanos, de direito, de
economia, de tecnologia da informação, de ética e de responsabilidade social.
Além disso, a capacitação deve incluir o desenvolvimento de habilidades de
relacionamento interpessoal, comunicação e trabalho em equipe, na medida em que
são características cada vez mais importantes na atuação profissional.
Assim, o administrador deve dispor de
uma sólida formação conceitual (conhecimento explícito) aliada a uma capacidade
de aplicação destes conhecimentos científicos em sua área de atuação
(conhecimento tácito) de forma a compreender o meio social, político, econômico
e cultural em que se encontra inserida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário