MATRIZ CURRICULAR
DISCIPLINAS
|
CH Semanal
|
CH Teórica
|
CH Prática
|
CH Total
|
1º Semestre
|
||||
Metodologia da Produção Científica
|
04
|
80
|
80
|
|
Leitura e Produção Textual
|
04
|
80
|
80
|
|
Tecnologia, Intermídia e Educação.
|
04
|
80
|
80
|
|
História
Antiga
|
04
|
80
|
80
|
|
Antropologia
Cultural
|
04
|
80
|
120
|
200
|
Total
|
16
|
320
|
120
|
440
|
2º Semestre
|
||||
Psicologia da Educação
|
04
|
80
|
80
|
|
Filosofia da Educação
|
04
|
80
|
80
|
|
Libras
|
04
|
80
|
80
|
|
História Medieval
|
04
|
80
|
80
|
|
Fundamentos de Historiografia
|
04
|
80
|
80
|
|
História Oral e Memória
|
04
|
80
|
120
|
200
|
Total
|
20
|
400
|
120
|
520
|
3º Semestre
|
||||
Sociologia da Educação
|
04
|
80
|
80
|
|
Didática
|
04
|
80
|
80
|
|
Etnicidade e Multiculturalismo
|
02
|
40
|
120
|
160
|
Introdução à ciência política
|
02
|
40
|
40
|
|
História Moderna
|
04
|
80
|
80
|
|
América Pré-Colombiana e seu Processo de Colonização
|
04
|
80
|
80
|
|
Total
|
20
|
400
|
120
|
520
|
4º
Semestre
|
||||
Política Educacional
|
04
|
80
|
80
|
|
Multimídia e Intermídia
|
04
|
80
|
80
|
|
História do Brasil Colônia
|
04
|
80
|
80
|
|
História da Amazônia Colonial
|
04
|
80
|
80
|
|
Patrimônio
Histórico
|
04
|
80
|
120
|
200
|
Total
|
20
|
400
|
120
|
520
|
5º
Semestre
|
||||
Métodos e Técnicas do Ensino em História
|
04
|
80
|
80
|
|
História da Amazônia nos séculos XIX e XX
|
04
|
80
|
80
|
|
História do Brasil Imperial
|
04
|
80
|
80
|
|
Estágio I
|
120
|
120
|
||
Total
|
12
|
240
|
120
|
360
|
6º Semestre
|
||||
História Contemporânea
|
04
|
80
|
80
|
|
Construção de Projetos em História - Estabelecimento de Temática
e Objeto de Estudo.
|
04
|
80
|
80
|
|
Historiografia Contemporânea
|
04
|
80
|
80
|
|
América Contemporânea: Formação dos Estados Nacionais
|
04
|
80
|
80
|
|
Estágio II
|
120
|
120
|
||
Total
|
16
|
320
|
120
|
440
|
7º Semestre
|
||||
História do Brasil Republicano
|
04
|
80
|
80
|
|
Estudos Contemporâneos: Pós-Segunda Guerra e Globalização
|
04
|
80
|
80
|
|
História da África
|
04
|
80
|
80
|
|
Tcc 1
|
02
|
40
|
40
|
|
Estágio III
|
120
|
120
|
||
Total
|
14
|
280
|
120
|
400
|
8º Semestre
|
||||
História Indígena
|
04
|
80
|
80
|
|
Tcc 2
|
02
|
40
|
40
|
|
Eletiva
|
02
|
40
|
40
|
|
Estágio IV
|
120
|
120
|
||
Total
|
08
|
160
|
120
|
280
|
Atividade complementar do Curso
|
240
|
|||
QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO DE
LICENCIATURA
COMPONENTES
CURRICULARES
|
CARGA
HORÁRIA HORA AULA
|
CARGA HORÁRIA EM HORA RELÓGIO
|
Componentes
Curriculares teóricos/práticos
|
2.520
|
2.100
|
Prática
de Ensino
|
480
|
400
|
Estágio
Supervisionado
|
480
|
400
|
Atividades
Complementares
|
240
|
200
|
Carga
Horária Total do Curso
|
3.720
|
3.100
|
O QUE
É O CURSO DE HISTÓRIA?
O Curso de História da Escola Superior Madre Celeste
(ESMAC) constitui um espaço de experimentação de pesquisas históricas, voltado
para a formação dos futuros professores e pesquisadores. Busca desenvolver
atividades de ensino e pesquisa que respondam às necessidades atuais da
produção de conhecimento histórico, seja em seus aspectos teóricos – como no
ato do pensamento crítico sobre o narrar e o fazer a História –, seja na
dimensão da aplicação desse conhecimento, intervindo na forma com que sociedade
produz, aprende e apreende as diversas visões sobre o passado.
OBJETIVO GERAL
Facilitar a aprendizagem continuada
dos alunos do curso de licenciatura em História, que atuarão nos ensinos
fundamental e médio, fornecendo-lhe subsídios teórico-metodológicos para que
possa criar e desenvolver práticas de ensino capazes de transformar a sala de
aula em um espaço dinâmico, significativo e participativo aproximando a teoria
da prática com uma postura indisciplinar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A prática pedagógica tem como
finalidade propiciar aos alunos:
- Experiências de ensino e de pesquisa voltadas para a sua formação como professores/pesquisadores.
- A conceber projetos educativos, planejando sua execução a partir de ações destinadas à comunidade escolar.
- Exercitar a prática profissional com a montagem e execução de projetos educacionais que culminem em oficinas ou mini-cursos.
- Exercitar a capacidade crítica sobre aquilo que se produziu, sobre os métodos utilizados e sobre o processo de avaliação a que o discente se sujeitou, através da construção de um relatório de toda a sua produção.
- Discutir conceitos de documento, fato histórico, tempo e os novos temas e objetos de estudo histórico com vista a ultrapassar a concepção de um passado único, etapista e sem relação com o presente.
- Dominar procedimentos de pesquisa e de produção de textos didáticos para que possa ensiná-los aos alunos.
- Propor a utilização de diferentes linguagens: a fotográfica, a fílmica, a musical, a jornalística, a charge e a iconográfica que possibilitem ao professor auxiliar os alunos aprender a observar e colher informações desses diferentes registros históricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário