terça-feira, 12 de maio de 2015

CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA

EDUCAÇAO A DISTANCIA UM CAMINHO!






MATRIZ CURRICULAR 
DISCIPLINAS
CH Semanal
CH Teórica
CH Prática
CH Total
1º Semestre




Metodologia da Produção Científica
04
80

80
Leitura e Produção Textual
04
80

80
Tecnologia, Intermídia e Educação.
04
80

80
História Antiga
04
80

80
Antropologia Cultural
04
80
120
200
Total
16
320
120
440





2º Semestre




Psicologia da Educação
04
80

80
Filosofia da Educação
04
80

80
Libras
04
80

80
História Medieval
04
80

80
Fundamentos de Historiografia
04
80

80
História Oral e Memória
04
80
120
200
Total
20
400
120
520





3º Semestre




Sociologia da Educação
04
80

80
Didática
04
80

80
Etnicidade e Multiculturalismo
02
40
120
160
Introdução à ciência política
02
40

40
História Moderna
04
80

80
América Pré-Colombiana e seu Processo de Colonização
04
80

80
Total
20
400
120
520





4º Semestre




Política Educacional
04
80

80
Multimídia e Intermídia
04
80

80
História do Brasil Colônia
04
80

80
História da Amazônia Colonial
04
80

80
Patrimônio Histórico
04
80
120
200
Total
20
400
120
520





5º Semestre




Métodos e Técnicas do Ensino em História
04
80

80
História da Amazônia nos séculos XIX e XX
04
80

80
História do Brasil Imperial
04
80

80
Estágio I


120
120
Total
12
240
120
360





6º Semestre




História Contemporânea
04
80

80
Construção de Projetos em História - Estabelecimento de Temática e Objeto de Estudo.
04
80

80
Historiografia Contemporânea
04
80

80
América Contemporânea: Formação dos Estados Nacionais
04
80

80
Estágio II


120
120
Total
16
320
120
440





7º Semestre




História do Brasil Republicano
04
80

80
Estudos Contemporâneos: Pós-Segunda Guerra e Globalização
04
80

80
História da África
04
80

80
Tcc 1
02
40

40
Estágio III


120
120
Total
14
280
120
400





8º Semestre




História Indígena
04
80

80
Tcc 2
02
40

40
Eletiva
02
40

40
Estágio IV


120
120
Total
08
160
120
280





Atividade complementar do Curso



240






QUADRO RESUMO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO DE LICENCIATURA

COMPONENTES CURRICULARES
CARGA HORÁRIA HORA AULA
CARGA HORÁRIA EM HORA RELÓGIO
Componentes Curriculares teóricos/práticos
2.520
2.100
Prática de Ensino
480
400
Estágio Supervisionado
480
400
Atividades Complementares
240
200
Carga Horária Total do Curso
3.720
3.100


O QUE É O CURSO DE HISTÓRIA?
O Curso de História da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) constitui um espaço de experimentação de pesquisas históricas, voltado para a formação dos futuros professores e pesquisadores. Busca desenvolver atividades de ensino e pesquisa que respondam às necessidades atuais da produção de conhecimento histórico, seja em seus aspectos teóricos – como no ato do pensamento crítico sobre o narrar e o fazer a História –, seja na dimensão da aplicação desse conhecimento, intervindo na forma com que sociedade produz, aprende e apreende as diversas visões sobre o passado.



OBJETIVO GERAL
Facilitar a aprendizagem continuada dos alunos do curso de licenciatura em História, que atuarão nos ensinos fundamental e médio, fornecendo-lhe subsídios teórico-metodológicos para que possa criar e desenvolver práticas de ensino capazes de transformar a sala de aula em um espaço dinâmico, significativo e participativo aproximando a teoria da prática com uma postura indisciplinar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A prática pedagógica tem como finalidade propiciar aos alunos:


  • Experiências de ensino e de pesquisa voltadas para a sua formação como professores/pesquisadores.
  • A conceber projetos educativos, planejando sua execução a partir de ações destinadas à comunidade escolar.
  • Exercitar a prática profissional com a montagem e execução de projetos educacionais que culminem em oficinas ou mini-cursos.
  • Exercitar a capacidade crítica sobre aquilo que se produziu, sobre os métodos utilizados e sobre o processo de avaliação a que o discente se sujeitou, através da construção de um relatório de toda a sua produção.
  • Discutir conceitos de documento, fato histórico, tempo e os novos temas e objetos de estudo histórico com vista a ultrapassar a concepção de um passado único, etapista e sem relação com o presente.
  • Dominar procedimentos de pesquisa e de produção de textos didáticos para que possa ensiná-los aos alunos.
  • Propor a utilização de diferentes linguagens: a fotográfica, a fílmica, a musical, a jornalística, a charge e a iconográfica que possibilitem ao professor auxiliar os alunos aprender a observar e colher informações desses diferentes registros históricos.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário