Primeiro Semestre
Componente Curricular |
CH
Total |
CH
Teórica |
CH
Prática |
CH
Semanal |
História da Educação Física |
80
|
80
|
00
|
04
|
Técnicas de Estudos Científicos |
40
|
20
|
20
|
02
|
Fundamentos histórico-metodológicos do Jogo |
80
|
40
|
40
|
04
|
Fundamentos histórico-metodológicos do Esporte |
80
|
40
|
40
|
04
|
Anatomia Humana |
80
|
40
|
40
|
04
|
Saúde Coletiva |
40
|
40
|
00
|
02
|
Total de horas/aula semestral |
400
|
260
|
140
|
20
|
Segundo Semestre
Componente Curricular |
CH
Total |
CH
Teórica |
CH
Prática |
CH
Semanal |
Fisiologia das Atividades Físico-Esportivas |
80
|
40
|
40
|
04
|
Fundamentos histórico-metodológicos da Ginástica |
80
|
40
|
40
|
04
|
Leitura e Produção Textual |
80
|
40
|
40
|
04
|
Ensino dos Esportes Individuais |
80
|
40
|
40
|
04
|
Sociologia da Educação |
80
|
40
|
40
|
04
|
Total de horas/aula semestral |
400
|
240
|
160
|
20
|
Terceiro Semestre
Componente Curricular |
CH
Total |
CH
Teórica |
CH
Prática |
CH
Semanal |
Cinesiologia |
40
|
20
|
20
|
02
|
Bases teórico-metodológicas do condicionamento físico |
40
|
20
|
20
|
02
|
Psicologia da Educação |
80
|
80
|
00
|
04
|
Estatística |
40
|
20
|
20
|
02
|
Ensino dos esportes coletivos I |
80
|
40
|
40
|
04
|
Didática |
80
|
40
|
40
|
04
|
Organização de Eventos Escolares |
40
|
20
|
20
|
02
|
Fundamentos histórico-metodológicos da Capoeira |
40
|
20
|
20
|
02
|
Total de horas/aula semestral |
440
|
260
|
180
|
22
|
Quarto Semestre
Componente Curricular |
CH
Total |
CH
Teórica |
CH
Prática |
CH
Semanal |
Filosofia da Educação |
80
|
80
|
00
|
04
|
Ensino da Cultura Corporal Amazônica |
80
|
40
|
40
|
02
|
Metodologia da Produção Científica |
80
|
40
|
40
|
04
|
Metodologia do Ensino da Educação Física |
80
|
40
|
40
|
04
|
Ensino da Ginástica |
40
|
20
|
20
|
02
|
Ensino dos Esportes Coletivos II |
80
|
40
|
40
|
04
|
Total de horas/aula semestral |
440
|
260
|
180
|
20
|
Quinto Semestre
Componente Curricular |
CH
Total |
CH
Teórica |
CH
Prática |
CH
Semanal |
Políticas Educacionais |
80
|
80
|
00
|
04
|
Educação Física e Mundo do Trabalho |
40
|
40
|
00
|
02
|
Cineantropometria |
40
|
20
|
20
|
02
|
Fundamentos histórico-metodológicos da dança |
80
|
40
|
40
|
04
|
Projeto de TCC |
40
|
20
|
20
|
02
|
Atividade Física e Promoção da Saúde |
40
|
20
|
20
|
02
|
Estágio Supervisionado I |
160
|
80
|
80
|
08
|
Conhecimento e Organização Curricular em Educação Física |
40
|
40
|
00
|
02
|
Total de horas/aula semestral |
520
|
340
|
180
|
26
|
Sexto Semestre
Componente Curricular |
CH
Total |
CH
Teórica |
CH
Prática |
CH
Semanal |
Seminário de Pesquisa |
40
|
40
|
00
|
02
|
Ensino dos Esportes Alternativos |
80
|
40
|
40
|
04
|
Esportes Aquáticos |
80
|
40
|
40
|
04
|
Tecnologia, Intermídia e Educação |
80
|
40
|
40
|
04
|
Legislação da Educação Física Escolar |
40
|
40
|
00
|
02
|
Estágio Supervisionado II |
160
|
80
|
80
|
08
|
Optativa I |
40
|
00
|
40
|
02
|
Total de horas/aula semestral |
520
|
280
|
240
|
26
|
Sétimo Semestre
Componente Curricular |
CH
Total |
CH
Teórica |
CH
Prática |
CH
Semanal |
TCC |
40
|
20
|
20
|
02
|
LIBRAS |
80
|
40
|
40
|
04
|
Educação Física para pessoas com deficiência |
80
|
40
|
40
|
04
|
Fundamentos histórico-metodológicos das lutas |
40
|
20
|
20
|
02
|
Educação Física e Atendimento de Emergência |
40
|
20
|
20
|
02
|
Optativa II |
40
|
20
|
20
|
02
|
Estágio Supervisionado III |
160
|
80
|
80
|
08
|
Total de horas/aula semestral |
480
|
240
|
240
|
24
|
Elenco de Disciplinas – Núcleo Optativo
Componente Curricular |
CH Total
|
CH Semanal
|
Educação Física para terceira idade |
40
|
02
|
Ensino da musculação |
40
|
02
|
Vivências corporais |
40
|
02
|
Nutrição e atividade física |
40
|
02
|
Futebol de Campo |
40
|
02
|
Ed. Física na Educação Infantil |
40
|
02
|
O QUE É O CURSO
As atuais configurações sociais, aliadas ao crescente desenvolvimento técnico-científico, incorporando-se a estes aspectos a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96) no que se refere à Educação Física como componente curricular da educação básica, assim como o crescimento do interesse da população em geral pela apropriação e prática da cultura das atividades físico-esportivas vêm exigindo da Educação Física uma resposta versátil e um reposicionamento profissional à altura das novas demandas.
O campo de atuação do profissional de Educação Física, egresso da modalidade licenciatura, abrange os estabelecimentos de ensino de educação formal, em todos os níveis. Está, também, diretamente relacionado com a capacidade deste profissional de atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã, de desempenhar atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física para uma clientela de alunos formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto a instituições de educação básica de gestão pública ou privada.
As atuais configurações sociais, aliadas ao crescente desenvolvimento técnico-científico, incorporando-se a estes aspectos a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96) no que se refere à Educação Física como componente curricular da educação básica, assim como o crescimento do interesse da população em geral pela apropriação e prática da cultura das atividades físico-esportivas vêm exigindo da Educação Física uma resposta versátil e um reposicionamento profissional à altura das novas demandas.
O campo de atuação do profissional de Educação Física, egresso da modalidade licenciatura, abrange os estabelecimentos de ensino de educação formal, em todos os níveis. Está, também, diretamente relacionado com a capacidade deste profissional de atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã, de desempenhar atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física para uma clientela de alunos formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto a instituições de educação básica de gestão pública ou privada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário