sábado, 9 de maio de 2015

CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS - INGLÊS E ESPANHOL

 
 MATRIZ CURRICULAR

1º Semestre
Leitura e Produção de Texto
Metodologia da produção Cientifica
Tecnologia, Intermídia e Educação
Leitura e Produção textual em Língua Inglesa I
Introdução à Linguística
Literatura, Cultura e Regionalidade

2º Semestre
Libras
Filosofia da Educação
Psicologia da Educação
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa
Leitura e Produção textual em Língua Inglesa II
Teoria Literária
3º Semestre
Etnicidade e Multiculturalismo
Didática
Sociologia da Educação
Morfossintaxe da Língua Portuguesa I
Morfossintaxe da Língua Inglesa I
Eletiva I
4º Semestre
Política Educacional
Multimídia e Intermídia
Literatura de Língua Inglesa (séculos XII-XVIII)
Literatura Portuguesa (séculos XII- XVIII)
Morfossintaxe da Língua Portuguesa II
Morfossintaxe da Língua Inglesa II
5º Semestre
Literatura de Língua Inglesa (século XIX)
Literatura Portuguesa (século XIX)
Literatura Brasileira (século XVI-XVIII)
Linguística Textual
Linguística Textual em Língua Inglesa
Metodologia do Ens. de Líng. Portuguesa
Metodologia do Ens. de Língua Inglesa
6º Semestre
Literatura de Língua Inglesa (séculos XX-XXI)
Literatura Portuguesa (séculos XX-XXI
Literatura Brasileira (século XIX)
Pragmática da Língua Inglesa
Estágio Curricular Supervisionado I (Português/Inglês)

7º Semestre
Literatura Brasileira (séculos XX-XXI)
Literatura Amazônica
Sociolinguística
Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês
Orientação de TCC
Estágio Curricular Supervisionado II (Português/Inglês/Espan)

8º Semestre
Eletiva II
Orientação de TCC
Recursos Tecnológicos no Ensino de Inglês
EstágioCurricular Supervisionado III (Português/Inglês)
CARGA HORÁRIA DO CURSO
Componentes Curriculares
Carga Horária em Hora/aula - 2880
Carga Horária em hora relógio - 2400
Atividades Complementares
Carga Horária em Hora/aula - 200
Estágio Supervisionado
Carga Horária em Hora/aula - 800
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 3880


O QUE É O CURSO DE LETRAS?


O processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, no curso de letras, deve fundamentar-se numa visão da linguagem como construção humana e histórica, de um sistema linguístico e comunicativo inserido em um determinado contexto. Dessa forma, relacionados aos estudos da linguagem estão presentes o homem e seus sistemas simbólicos e comunicativos no mundo sociocultural.
Quanto à língua inglesa e espanhola. A habilitação em língua estrangeira enfatiza o desenvolvimento da competência comunicativa do acadêmico de letras e o prepara para o estudo lingüístico, analítico-reflexivo, esperando o domínio das quatro habilidades comunicativas – falar/ouvir e ler/escrever.
Quanto à literatura. O conteúdo básico das disciplinas de literatura privilegia as formas literárias em conexão com o entorno histórico-cultural com o qual interagem a partir dos chamados estilos literários de época, contextualizados histórica e filosoficamente, propiciando, assim, uma sólida base interpretativa e fruitiva. O objetivo deste estudo é promover conhecimentos acerca dos principais autores, obras e temas existentes no universo literário, suscitar a reflexão em torno da necessidade do domínio de tais conhecimentos e da relevância do ensino da literatura e da língua para a formação de leitores proficientes, isto é, capazes de contemplar esteticamente grandes obras literárias.

OBJETIVO DO CURSO


O objetivo do curso de letras reside no estudo da linguagem e da literatura, para desenvolver a dupla competência do bem expressar-se e do fruir esteticamente os textos literários, pois sem o domínio da língua para interagir como sujeito do conhecimento e da construção dialogada do social e sem o aprimoramento da capacidade de fruir esteticamente os objetos artísticos jamais será possível participar da construção do ideal da cidadania plena.


O projeto político pedagógico para o curso de letras considera os avanços das ciências, as demandas sociais e os desafios decorrentes dessas transformações e, a partir disso, promove um ensino que potencialize habilidades, saberes e competências em seu campo específico de estudos. Esses estudos da língua e da literatura direcionam-se para o uso e para a reflexão sobre esse mesmo uso, o que, naturalmente, engloba atividades de leitura, de escrita, de produção e de análise de textos/discursos orais/escritos, literários/não-literários, relacionadas ao contexto social e cultural.


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