sábado, 25 de abril de 2015

HISTÓRICO DA EAD NO BRASIL

Inicialmente a Educação a Distância (EAD) no Brasil se realizou por meio de cursos por correspondência, rádio e televisão, em que estes instrumentos tecnológicos foram utilizados como ferramenta de apoio no sentido de difundir o conhecimento, passando por um processo de mudanças e acompanhando a evolução tecnológica a EAD se expandiu por todo o mundo.
Com o passar dos anos tornou-se uma modalidade de ensino apropriada para atender a todos os níveis de ensino, assim como, programas formais de ensino e não formais, que tem a finalidade de oferecer capacitação para a melhoria no desenvolvimento das atividades profissionais. Hoje, a EAD se ampliou, e a sua base legal foi consolidada pela última reforma educacional, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira de N°9394/96. Assim sendo, o decreto de n° 5622 de 19 de Dezembro de 2005 define a educação a distância nos seguintes termos:
Art. 1° Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (BRASIL, Decreto Federal de n° 5.622, DE 20 .12. 2005). Entende- se por Educação a Distância, o processo de ensino e aprendizagem que ocorre por meios das novas tecnologias, sem que haja a necessidade de alunos e professores estarem juntos em um mesmo espaço e mesmo tempo, em sala de aula. Essa modalidade é regularizada por uma legislação específica, podendo esta ser inserida na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.
Assim sendo, o Ensino a Distância no Brasil começou de maneira informal. Segundo, (NETO, 2008) em 1891 já era possível encontrar a oferta do Ensino a Distância, por meio de anúncios em jornais de circulação como o Jornal do Brasil, sendo oferecidos cursos profissionalizantes por correspondência. Esses cursos eram ministrados por professoras particulares sem a participação de atuações governamentais. Neste período a EAD tem como apoio o uso dos correios como suporte, porém os serviços oferecidos eram precários.
No Brasil, com a chegada das Escolas Internacionais filiais de uma organização Norte Americana em 1904. Essas instituições tinham como objetivo alcançar o público que procuravam empregos nos setores de serviço e comércio, todo o processo do curso se dava por meio de cartas, sendo que todo o material didático era enviado pelo correio, dessa maneira a EAD se concretiza pelo sistema radiofônico brasileiro.  
Em 20 de abril do ano de 1923 foi criada a primeira estação de rádio brasileira por um grupo de cientistas liderado por Henrique Morize e Edgard Roquette Pinto, criaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que tinha como finalidade a difusão do conhecimento, ciência e cultura, e alcançar através da capacidade de alcance da radiofonia, aqueles que se encontravam mais distantes e desfavorecidos de conhecimento. Esta oferecia curso de Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia. Tinha início assim a Educação a Distância pelo rádio brasileiro. Entretanto, foram colocadas exigências que foram difíceis de serem cumpridas, pois, o projeto não tinha fins lucrativo, uma vez que a radio funcionava como uma sociedade autêntica, a qual se mantinha com as doações de seus sócios, tornando- se para seus fundadores impossível manter a rádio. Além disso, suas atividades provocaram inquietações por parte do governo que temiam a transmissão de programas considerados subversivos. Assim sendo, Roquete – Pinto decidiu doá-la para o Ministério de Educação Cultura, surgindo a Rádio MEC.
Edgard Roquette Pinto, do mesmo modo investiu na Rádio–Escola Municipal no Rio de Janeiro em 1934, sendo instalada na referida cidade a Radio - Escola Municipal, o funcionamento da emissora era estritamente educacional atuando nos vários níveis de ensino. Inicialmente o projeto foi realizado em uma Escola Superior que era sustentada pelo poder público, Os planos de aulas e todas as informações necessárias eram passados para os estudantes com antecedência por meio de cartas. Em 1939 foi fundado pelo húngaro Nicolás Goldberger o Instituto Monitor, conhecido também como Instituto Radio Técnico Monitor, foi o primeiro a desenvolver e ofertar cursos profissionalizantes por meio da educação a distância como modalidade de estudo, todo o andamento do curso se dava por meio de correspondência, as apostilas e todo o material necessário eram enviados para os alunos pelo correio para colocar em prática o seu aprendizado, inclusive a correção das tarefas que eram encaminhadas aos alunos, modo de poder avaliar o aproveitamento do curso.
O Instituto Universal Brasileiro foi fundado em outubro do ano de 1941, sendo considerado uns dos primeiros a oferecer cursos por correspondência com sede em São Paulo tendo filiais no Rio de Janeiro e Brasília, este proporciona também cursos sistemáticos profissionalizantes de nível elementar e médio. Além do Instituto Monitor e o Instituto Universal Brasileiro existem outras instituições que também são responsáveis pelo atendimento de milhões de alunos em cursos abertos de iniciação profissionalizante a distância sendo que algumas dessas instituições continuam atuante nesse atendimento.
Patrocinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comercio (SESC) e emissoras associadas, A Universidade do Ar em 1947, com o propósito de ofertar cursos comerciais radiofônicos. O andamento dos estudos se davam por meio da aquisição das apostilas, que eram corrigidas pelos monitores que auxiliava os estudantes. Esta experiência durou até o ano de 1961, contudo o SENAC coma a educação a distância continua até os dias de hoje. Além disso, temos o advento da televisão no Brasil em 1958, sendo pioneira neste processo a universidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Este também foi um dos meios pelo qual o conhecimento passou a ser difundido, entretanto, esta ação se deu inicialmente, por meio de um circuito fechado de televisão, com programas destinados aos alunos de medicina.
Em 1959 a criação de escolas radiofônicas pela Diocese de Natal, Rio Grande do Norte, que oferecia educação de base por meio da EAD originando o Movimento de Educação de Base (MEB), marco na educação a distância informal no Brasil. O MEB juntamente com a Conferência Nacional Dos Bispos do Brasil e o Governo Federal basicamente utilizaram-se de um sistema radio educativo para promover o acesso à educação gerando o letramento de jovens e adultos.
Na década de 60 com a passagem do modelo econômico e à evolução das tecnologias proporcionou novas concepções educacionais, sendo esse período considerado como segundo período da EAD, fase esta que se caracterizou principalmente pela integração dos meios de comunicação audiovisuais. Com a criação do Conselho Nacional de Telecomunicações (CONTEL) em 1961 estabeleceu uma reserva federal de canais de televisão para emissoras educativas, desse modo o governo brasileiro estimulava o acesso a EAD.
Nesse período surgiram os programas do telecurso de preparação para o ingresso no ensino médio, promovido pela Secretária de Educação de São Paulo (Admissão pela TV). No Rio de Janeiro, a TV iniciou programa semelhante, no ano posterior. Sendo que em 1962, foi fundada em São Paulo, a Occidental School, uma escola de origem americana voltada para o ensino na área de eletrônica. Assim, de acordo com Alves (1998) a propagação da EAD no mundo deve se principalmente á França, Espanha e Inglaterra.
Em 1967, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) é considerado uma das primeiras iniciativas públicas, a utilizar se de metodologia de ensino por correspondência. Sendo neste ano, a Fundação Padre Landell de Moura criou seu núcleo de Educação a Distância, com metodologia de ensino por correspondência e via rádio e a partir do CONTEL foi criada no Rio de Janeiro a Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (FCBTVE); no ano seguinte foi ao ar a primeira TV educativa do país criado pelo governo militar criou a TV Universitária (TVU, Canal 11) da Universidade de Pernambuco; em 1969 entrou no ar, em São Paulo, a Fundação Padre Anchieta de Rádio e Televisão.
Com a Portaria Interministerial MEC/MINICOM n.408, regulamentou o Decreto n.236 (de 27 de fevereiro de 1967), tornando obrigatória a cessão, pelas emissoras de rádio e televisão comerciais, de cinco horas semanais para a veiculação de programas educativos.
Segundo Niskier(1999) essa portaria estabelecia também as regras para a programação das TVs Educativas, sendo que estes programas poderiam destinar se á complementação do trabalho dos sistemas educacionais regulares, a educação supletiva de adolescentes e adultos, ou á educação continuada. Compreende que nesse período a TV educativa possuía diversas finalidades o de promover o Ensino e divulgar a cultura.
Criado pela Rádio MEC em 4 de outubro de 1970, o “Projeto Minerva”, com convênio entre o Ministério da Educação, a Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta, cuja meta era a utilização do rádio para a educação e a inclusão social de adultos, com objetivo de oferecer diversos tipos de cursos para os níveis de primeiro e segundo graus com a finalidade de resolver a curto prazo os problemas de desenvolvimentos políticos, econômicos e sociais do país. Era transmitido por rádio em rede nacional. O projeto foi mantido até o inicio da década de 1980. Nesse mesmo período chega os computadores no Brasil por meio das universidades eram equipamentos enormes.
Em 1974 surge o instituto Padre Reus e na Tv Ceará começam os cursos das antigas 5º a 8º séries (atuais 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), principalmente no interior do estado com material televisivo, impresso e monitores, sendo que essa Tv prestava serviço para as secretarias Estaduais e Municipais de Educação.
Em 1979 a Universidade de Brasília, pioneira no uso da Educação a Distância, no ensino superior no Brasil, cria cursos veiculados por jornais e revistas, que em 1989 é transformado no Centro de Educação Aberta, Continuada, a Distância (CEAD) e lançado no Brasil EAD.
No final da década de 80 temos a chegada da internet o cenário da educação no Brasil vai mudando de acordo com o a acesso disponibilizado para a população a EAD vai se moldando acompanhado esta evolução tecnológica. Dessa maneira, percebe-se que a internet tem influenciado significativamente na sua propagação, conquistando um público favorável a suas propostas de ensino inovadoras.


2 comentários:

  1. esse sistema de ensino:
    Chegou ao Brasil,migrado da Argentina ao Rio Grande do Sul, e com o passar do tempo, chega ao Rio de Janeiro, indo também a Capital de São Paulo.'' Os Brasileiros, ficaram meio desconfiado achando que não ia dar certo, hoje é uma grande quantidade de pessoas, inserida no programa sistematizado''. Na Europa já há muito tempo, é usado esse sistema.

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  2. esse sistema de ensino:
    Chegou ao Brasil,migrado da Argentina ao Rio Grande do Sul, e com o passar do tempo, chega ao Rio de Janeiro, indo também a Capital de São Paulo.'' Os Brasileiros, ficaram meio desconfiado achando que não ia dar certo, hoje é uma grande quantidade de pessoas, inserida no programa sistematizado''. Na Europa já há muito tempo, é usado esse sistema.

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