A Educação a Distância vem sendo um fenômeno,
vinculado ao avanço das tecnologias e comunicação e tem contribuindo para que a
educação venha se constituir-se efetivamente em uma inovação pedagógica. Em
todo os países lançaram mão do ensino a distância, como forma de ampliar a
formação profissional em nível técnico e superior. No Decreto 5622, de dezembro
2005, tornando as regras mais claras e prevendo a educação a distância em todo
os níveis e modalidade da Educação Nacional, como preconiza a LDB.
Foi Skinner um
dos principais propositores do uso de aparatos tecnológicos que pudessem
conferir com mais eficácia ao ensino e suas famosas máquinas de ensinar, um dos percursores do computador e o desenvolvimento dos meios como rádio e televisão
com isso, a educação ganha um novo impulso e melhoram as possibilidades de
transmissão do conhecimento. Fazendo com que o ensino distância é mero método
de instrução, que torna o aluno simplesmente um receptor de conteúdo.
O conhecimento
também não é fruto somente da justaposição do que o sujeito traz com o que é
apresentado a ele, e sempre está pronto para renovar, isso sim é um processo
ativo.
Para
Piaget a aprendizagem é uma das formas de aquisição do conhecimento que pode
gerar uma construção de conhecimento ou não. Já Paulo Freire chama atenção para
o processo relacional entre o educando e o educador, apontando para o diálogo
como possibilidade de se superar a visão depositante de conhecimento, seja ele
tradicional defendida pela escola ou pelo menos na sua prática cotidiana.
Cada tutor orienta em dois tipos de ações dos alunos
A
distância através dos correios ou telefone e sempre que sentir necessidade de
esclarecimento ou orientações, dentro do horário combinado. Ou face a face
podendo ir ao campus setorial ou via internet nos horários marcado com seu
tutor para esclarecer, dúvidas e resultados dos testes aplicados no processo
seletivo. Essas ações do tutor tem que levar as considerações que ele deve ser
motivador, incentivando e apoiando seus alunos. Docente esclarecendo as
dúvidas, supervisionando e acompanhando as atividades.
Orientador
instruindo operacionais e organização. Avaliador acompanha nas atividades
aviatórias e nos processos dos testes avaliativos.
Há
cursos que chamam professores com profundo conhecimento da área, mas que nunca
atuaram em sala de aula da educação básica. Os materiais escritos e ilustrados
podem ser impressos ou digitalizados e colocados em CDs e DVDs ou em Sites dos
alunos de apoio complementar aos cursos na modalidade a distância.
A autonomia dos
alunos é orienta-los a desenvolver sua aprendizagem, na interação na tele aula
com tutor local e com os colegas do seu curso no próprio polo do aluno ou de
outros polos pelo ambiente virtual. Essa aprendizagem sistematizada é mediada
por pessoas é pode ser apoiada por meios de comunicação organizados para os
alunos seguir rotas e possam aprender tanto individual, solitário, como social,
cooperativo e colaborativo sendo os objetivos a serem alcançados.
O portfólio é resultado da preparação das atividades
de estudos e das atividades de aprendizagem dos educandos, por via online a
avaliação é vista como processo formativo tendo três dimensões autoavaliação
com professores, alunos e tutores, a coavaliação realizada entre as equipes por
tutores ou alunos e turmas que discutem avanços e limites, a heteroavaliação, é
realizada pelos outros professores que avaliam os alunos, e os tutores avaliam
os professores e os professores e alunos avaliam os tutores. Esse processo não
se concluí em si, mas sim alimenta o replanejamento e a construção contínua da
qualidade do ensino a distância.
A Educação a distância é um novo panorama no Brasil
que a cada ano está crescendo e ofertando a capacitação ao aluno em tempo menor
que uma faculdade ou universidade presencial e a relação professor e aluno que
deveria ser mais humana, interação, coletividade o desempenho e os desafios, a
realidade do aluno, já no ensino a distância ele aprende apenas o conteúdo e o
seu conhecimento é avaliado por testes, não se importa se o aluno aprendeu ou
não os assuntos foram repassados via email ou intercambio em período menores,
por isso que a nossa sociedade está cada vez mais prejudicada e a educação não
avança.
E nós enquanto
futuros educadores, temos a tarefa de sempre buscar novas pesquisa e teorias
para ensinar o melhor caminho para nossos futuros alunos e que eles possam
compreender que se faz necessário estudar pelo período mais longo do que um momento
curto que possam fracassar na profissão que queres seguir, não buscar apenas um
papel o certificado e sim um diploma onde eles possa escrever sua própria
história e fazer a diferença no mercado de trabalho.
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